top of page

Transtorno Borderline - Uma explosão de emoções!

  • psicologaclaudiagi9
  • 17 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura


ree

A pessoas com esse transtorno elas tem grandes dificuldades em seus relacionamentos interpessoais, já que são muito impulsivas,  uma alteração de humor muito constante e persistente variando de acordo com o que está acontecendo a sua volta, a personalidade dessa pessoa é instável e hipersensível, se de alguma forma sente que está sendo deixada de lado isso pra elas é interpretado como abandono, sentem-se injustiçadas e atacam as pessoas com todo seu discurso repleto de razões que só fazem sentido pra elas mesmas.


O Transtorno Borderline traz em seus sintomas além das características citadas acima, uma pessoa com muita dificuldade de ficar sozinha, nos relacionamentos amorosos vão sempre substituir os parceiros anteriores o mais rápido que conseguirem, e com a família vai sempre procurar ser incluída em absolutamente tudo, buscar ser ajudada o tempo todo e querer que as pessoas sempre olhem pra ela como uma porção a mais de prioridade.


Comportamentos Característicos


Se possuem algum compromisso marcado e a pessoa se atrasa, esquece ou cancela, eles ativam o modo “abandono”, ficam irritados ao extremos, sentem raiva e tendem a explodir com o outro, sempre que de alguma forma se sentem negligenciados eles tem a profunda sensação de que não são bons o suficiente, mas tendem a culpar e atacar as pessoas por esse sentimento. Não é difícil ver pessoas com esse transtorno criando comportamentos de auto sabotagem, parando cursos prestes a concluir, deixando um bom trabalho sem fundamento e arruinando bons relacionamentos. Tudo isso porque no fundo não se acham bons o suficientes


Outro ponto que fica bem evidente no comportamento é de que eles até podem querer cuidar de alguém, porém só farão isso se entenderem que essa pessoa pode lhe ser útil a ponto de lhe retribuir todo cuidado oferecido, portanto aqui não é somente a mudança de humor que é abrupta, a forma como lidam e se relacionam também, pois seu ponto de vista sobre as pessoas é tão instável quanto seu humor.



ree

A mudança brusca também pode acontecer com sua própria imagem, a mudança de aparência traz consigo a mudança também de seus valores e daquilo a pouco tempo acreditava, de uma hora para outra pode deixar de ter importância, trazendo à tona outros contextos e significados a sua vida, portanto não se assuste porque até mesmo essa mudança que as vezes deixa a família confusa e preocupada provavelmente terá uma curta duração, já que a palavra de ordem do Borderline é instabilidade.


Como existe muita dificuldade em conseguir controlar a raiva e a impulsividade os comportamentos destrutivos podem aparecer nas crises mais intensas, como uso e abuso de drogas, auto mutilação e sim até o risco de suicídio. Quando são abandonados e ou sente que são, digo sinto, pela facilidade que eles tem de interpretar equivocadamente as ações a sua volta, a probabilidade dessas ações de riscos são mais altas.


Normalmente é a família que acaba pedindo ajuda médica já que a pessoa tem dificuldade de entender e aceitar a doença, e até mesmo para convencer a pessoa a aceitar o tratamento não é uma tarefa fácil, mas uma boa conversa demonstrando preocupação e amor são bem vindas e necessárias nessa situação, e pode ser que seja necessária mais de uma conversa até conseguir convencer da importância do tratamento.


O Tratamento consiste em terapia e em algumas situações o auxílio com remédios, nem sempre o diagnóstico é fechado na primeira ou primeiras consultas, é necessário uma observação apurada sobre o comportamento para que não seja confundindo com outros transtornos.


Buscar por orientação adequada facilita a jornada de cuidado com o paciente e a família.




 
 
bottom of page