Análise Corporal O Formato do Corpo explica o funcionamento da Mente
- psicologaclaudiagi9
- 17 de mai. de 2024
- 9 min de leitura

Essa frase é carregada de dúvidas como assim o formato do corpo explica o funcionamento da mente, sim é isso mesmo existe uma relação constante entre o que é visível nosso corpo e o que é invisível nossa mente e vou te explicar como isso acontece.
Bom tudo começa na gestação, desde que somos concebidos é iniciado a construção da bainha de mielina, esse processo em nosso desenvolvimento é chamado de mielinização é quando um corpo celular começa a conversar com outro através das sinapses elétricas, e essa formação continua após o nascimento.
Quanto mais comunicação mais aprendizado, alguns estudos mostram que nosso cérebro não é estático ele possui plasticidade e parte dessa plasticidade acontece na bainha de mielina, e isso acontece pela necessidade que nosso cérebro encontra de se adaptar, e tanto a alimentação quanto as experiências vividas interferem nesse processo de formação.
A formação de nosso cérebro é um campo que está constantemente em estudo e novas coisas são descobertas a todo momento, como por exemplo nosso córtex pré frontal a região mais evoluída de nosso cérebro, a região responsável pela regulação emocional, começa a amadurecer por volta dos 3 a 4 anos de idade e só fica completamente maduro aos 25 anos, isso nos traz essa clareza de quantas coisas mesmo depois de nosso nascimento ainda continuam a ser construídas em nosso cérebro e nosso corpo.
Essa introdução retirada de artigos científicos que irei deixar algumas referências no final do texto, é para dar credibilidade nas explicações a seguir. Parte da formação de nosso corpo é genética, mas parte está baseada nas experiências e interpretações que adquirimos desde de nossa gestação, e que a mielinização vai trazendo moldes específicos para o formato de nosso corpo. A genética se junta com nossa própria formação baseada na interpretação de cada um com suas experiências.
A partir de agora vou explicar em que momento acontece a formação de cada traço de caráter, mas não se assustem com os nomes e não façam nenhuma relação com qualquer tipo de Transtorno Mental:
Traço de Caráter Esquizóide: Os primeiros meses de gestação a mãe é o mundo do bebê, quando ele começa ase mexer ele começa a receber e perceber as primeiras sensações e a se relacionar com as primeiras experiências. Aqui o bebê existe quando ele se mexe e a sensação da mãe levará sinais a essa criança que conduzirá a interpretações, se de alguma forma essa criança interpretou que provocou, dor, preocupação ou que esse mundo não está muito receptivo a ele, o bebê pode começar a enviar mais energia para o desenvolvimento de seu cérebro do que seu corpo, trazendo menos movimentos corporais.
Formato do corpo: Indivíduos que nascem com esse traço de caráter alto, são pessoas magrinhas, com quinas aparentes em seus corpos, de rostos mais alongados.
Características de funcionamento: São quietas, gostam de ficar em seu mundinho, não são de demonstrar muito seus sentimentos, vive no seu mundo.
Recursos: São muitos criativas e práticas, racionais e sempre tem boas ideias.
Dor: Rejeição. Não gostam de exposição, tão pouco de contato físico e tem dificuldade de expressar suas ideias e emoções por medo de não serem aceitas e rejeitadas pelas pessoas.
Esse traço explica o que sente não demonstra.
A formação: Período de gestação
Traço de Caráter Oral: A partir do nascimento começa a formação do traço Oral, fase onde a criança depende que a mãe adivinhe o que ele quer, e vamos ser realistas nem sempre é possível detectar o motivo do choro do bebê, resolver o problema da criança de forma correta é uma serie de tentativa e erro, e claro nos primeiro meses cuidamos do que é essencial, mama, higiene e possíveis dores relacionadas a cólica. Nosso entendimento vai ficar mais apurado com o desenvolvimento. Aqui o bebê vai criando sua interpretação de mundo baseado sempre no atendimento correto ou não de suas necessidades ou não, e pode começar a identificar momentos de abandono quando esse choro não é interpretado corretamente ou em excesso.
Formato do Corpo: Indivíduos que nascem com esse traço de caráter mais alto, são pessoas com formas mais arredondadas pelo corpo.
Características de funcionamento: São bem emotivas, não gostam de ficar sozinha, o choro é usado como parte de sua maneira de existir, são sensíveis e com alta capacidade de se conectar.
Recursos: Improvisam com facilidade, são comunicativos, carinhosos e afetivos, aqui mora o mundo das emoções.
Dor: Abandono, por esse motivo tem a tendência a querer sempre agradar as pessoas, vai fazer de tudo para atrair atenção e ser aceito, pra não correr o risco de ser abandonado.
Esse Traço demonstra e toca, mas ser lógico e racional aqui não funciona.
A formação: Do nascimento por volta de 1 ano.
Traço de caráter Psicopata: A partir de 1 ano a criança começa a ficar com mais controle e já não depende tanto da mãe, aqui a criança começa a explorar suas interações e percebe que outras pessoas podem ser importante. Aqui a mãe que exibir a criança mostrando o que ela aprendeu a fazer mas normalmente quando ela não corresponde as expectativas é relativamente deixada de lado. Nesse momento a criança pode interpretar que o importante é o que ela faze não o que ela é.
Formato do corpo: Indivíduos que nascem com esse traço de caráter alto tem formatos mais triangulares pelo corpo, ombro mais largo que o quadril, quadril mais largo que as coxas, e o rosto também pode apresentar esse afunilamento.
Características de funcionamento: São bem articuladas, são racionais, falam o necessário para satisfazer a curiosidade e observam muito o ambiente para garantir o que precisam.
Recursos: Alto poder de negociação, são analíticos, raciocínio lógico e ótimo líder
Dor: Manipulação, não gosta de sentir em dívida com ninguém, da mesma forma não gosta de sentir que as pessoas estão se aproveitando, e que não está ganhando nada e troca.
Esse traço é um camaleão, vai articular o suficiente pra conseguir o que precisa, mais razão e menos emoção.
A formação: a partir de 1 ano até por volta dos 2
Traço de caráter Masoquista:
A partir dos 2 anos a criança começa a passar pela fase de tentar a começar fazer coco e xixi sozinho, o desfralde, a capacidade de suportar, controlar e gerir suas sensações. Nesse momento existe muita expectativa em cima da criança, e esse tensão gera algumas emoções que a criança ainda não sabe lidar direito, e pode começar a segurar não só suas emoções mas o coco e xixi. Ela quer mostrar que ela consegue, as vezes ainda não sabe como.
Formato do corpo: Formato mais quadradinho, as pernas parecem um tronquinho, pode aparecer esse formato mais quadrado no rosto também, além do bumbum ficar com o formato mais amassado, que passa a sensação de que está se segurando pra não fazer coco.
Características de funcionamento: Mais sério e reservado, e bem sentimental mas com dificuldade para demonstrar, só quem é muito próximo consegue receber toda essa emoção, costuma ser muito forte a aguenta carregar muito peso emocional e é bom em resolver problemas dos outros, por suportar demais e falar de menos isso traz uma outra característica a explosão, sai de baixo se ele explodir.
Recursos: Tem muita força e consistência, um excelente executor, é cauteloso e metódico.
Dor: Não consegue improvisar tão pouco terá facilidade para dizer o que sente, se não se sentir seguro vai se fechar ainda mais, antes de conseguir resolver suas dores, vai lembrar, sentir e guardar muitas vezes, tem medo de ser humilhado.
Esse traço é forte por natureza e é bom em suportar coisas difíceis, como é muito reservado não faz questão de elogios em público.
Formação: a partir dos 2 anos até por volta dos 3
Traço de Caráter Rígido: A partir dos 3 anos a criança está ampliando a sua compreensão de mundo, já consegue interagir com outras pessoas a mãe não é mais o centro do seu mundo, já tem capacidade para se comunicar de forma mais assertiva, e quando quer alguma coisa já sabe fazer aquela birrinha pra conseguir, nessa fase a criança começa a sentir aquele choquinho nas partes intimas e a descobrir que existe uma sensação diferente, mas essa descoberta não tem relação nenhuma com o sexual, essa mentalidade sexualizada é do adulto.
Formato do corpo: Um corpo mais distribuído e harmônico, existe uma distribuição mais igualitária entre as partes.
Características do funcionamento: Uma pessoa pró ativa, competitiva, com muita energia, pode ser muito ciumenta além de querer ter controle sobre todos a sua volta, tem uma sensualidade natural e as pessoas as vezes confundem sua cordialidade com a sexualidade. Gosta de ser o centro das atenções, mas sempre fica em dúvida quando tem mais de uma opção, isso com tudo, objetos, situações e pessoas, vai sempre triangular em sua vida. São as pessoas que mais conseguem separar amor e sexo.
Recurso: Vai sempre conseguir melhorar o ambiente a sua volta, seu olhar está em tudo e em todos, a simpatia aqui é algo fácil de ver além da energia para executar suas tarefas, um corpo ágil e feito pra competir.
Dor: Como está sempre em dúvida na hora de tomar suas decisões, vai se armar pra ser sempre a melhor opção, pois o medo de ser trocada, e traída é grande, não confia em ninguém e na dor controla por controlar.
Esse traço é naturalmente sensual, busca perfeição em tudo que faz, e faz o que for preciso pra conseguir o quer, e não dão acesso a sua vida.
Formação: a partir dos 3 anos e o término por volta dos 5 anos.
Não existe traço melhor ou pior, tão pouco a possibilidade dos pais controlarem para o desenvolvimento de algum traço em especifico, pois o desenvolvimento de cada um deles está na interpretação individual de mundo que cada um de nós criamos.
Com certeza somos a mistura de todos os traços e é isso que a Análise Corporal desvenda, qual é a porcentagem de cada traço que carregamos em nosso corpo, descobrindo assim nossa forma de funcionar no mundo, entender nossas dores e aprender a usar nossos recursos. Existe uma ferramenta chamada Mapa de Caracteres que é utilizada durante a Análise que faz com que todas essas informações sejam possíveis de serem acessadas.
Essa volta no tempo é possível com a Análise assim o acesso a história e a verdade de cada pessoa fica mais fácil, rápida e possível. Somos a mistura de todos os traços é preciso saber identificar.
Como a Análise Corporal é feita?
Pode ser feita presencial ou online, o analisado precisa estar com uma roupa confortável de preferência de cor clara e sem estampas, as peças de ginastica são ótimas, caso seja feita online, a pessoa precisa estar em um ambiente seguro, sozinha e com boa iluminação. O analista usando a ferramenta do Mapa de Caracteres vai realizar a observação minuciosa fazendo todas as anotações nessa ferramenta, e assim que finalizar irá realizar a devolutiva ao analisado sobre seu funcionamento respondendo as questões emergenciais referente a suas dores circunstanciais.
Quais partes do corpo são analisadas?
Formato, sensação e expressão das seguintes partes: Cabeça, Olhos e boca, tronco, quadril e pernas.
Quanto tempo dura uma Análise Corporal?
A primeira sessão onde é feita a Análise e a devolutiva, tem a duração média de 2 horas, depois são realizadas mais 5 sessões com duração de 1 hora cada, para a devolutiva das questões trazidas pelo analisado e a explicação sobre como resolver suas questões baseada agora no entendimento de seu funcionamento, sair da dor e aprender a usar seus recursos.
Não existe entrega mais ou menos existe entrega que devolve a pessoa 100% pra ela e suas questões porém com clareza para resolve-las.
A mistura dos traços que o formato do nosso corpo traz, explica com muita precisão como nossa mente funciona, e vamos costurando isso com a história apresentando o porquê de todas as decisões e vai ficando muito fácil de perceber o motivo de estar onde está, o que está ganhando e do que está abrindo mão, e a razão por estar ai exatamente onde está.
Nossas escolhas nos colocam em situações, lugares e com pessoas que muitas vezes não entendemos bem a causa por não conseguirmos sair dessa condição, e sim existe um motivo, um ganho, e mesmo que pareça confuso esse “ganho” por haver dor, somos expostos a nossa verdade sem nenhum resquício de dúvida. E é essa exposição que nos traz a possibilidade de solução.
O melhor disso tudo é que, tudo que pode vir à tona, virá em um ambiente seguro, com um profissional capacitado para não só poder traduzir tudo isso, mas acolher e direcionar no caminho da cura.
Permita-se!
Referências para consulta:
ALMEIDA, Kátia Calvi Lenzi de; BOAVENTURA, Gilson Teles; GUZMAN-SILVA, Maria Angélica. A linhaça (Linum usitatissium) como fonte de ácido alfa-linoleico na formação da bainha de mielina. Revista de Nutrição, Campinas, 22(5): 747-754, set/out, 2009.
CONSTANZO, Linda S. Fisiologia celular. In.:______(org). Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. P. 1-43.
MENDES, Priscilla Balestrin; MELO, Silvana Regina de. Origem e desenvolvimento da mielina no sistema nervoso central - Um estudo de revisão. Revista Saúde e Pesquisa, Maringá, v. 4, n.1, p. 93-99, jan/abr. 2011.